3. Confirme a leitura e dê o aceite no contrato, que contém os detalhes e condições do curso, antes de finalizar a compra;
4.Selecione entre Pix, cartão de crédito ou boleto para realizar o pagamento da primeira mensalidade.
Pronto! Você já está matriculado(a).
Documentação necessária para ingresso:
• Diploma ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio — se concluído fora do Brasil, apresentar Declaração de Equivalência emitida pelo Conselho Estadual de Educação (cópia autenticada);
• Histórico Escolar do Ensino Médio (cópia autenticada);
• Documento de Identidade (cópia);
• CPF (cópia);
•Comprovante ou declaração de residência.
Caso não possua todos os documentos listados, eles poderão ser entregues posteriormente ao processo de matrícula, que consiste no aceite do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais (CPSE) e pagamento da matrícula. Mas atenção: é necessário respeitar o prazo de entrega dos documentos e as regras estabelecidas no CPSE.
Entrega de documentação de matrícula:
Se você ainda não concluiu a entrega da sua documentação, você pode efetuá-la agora mesmo. É rápido e sem burocracia. Basta acessar o Portal do Aluno pelo botão abaixo, clicar em cadastro e, em seguida, em documentos. Lá você poderá enviar e consultar o status de aceitação dos documentos.
Caso seja de empresa conveniada o valor será reajustado após análise do comprovante de convênio.
O envio da documentação é muito importante, mas fique tranquilo, pois você terá até o final do período letivo para concluir a entrega.
Concessão de Bolsa Convênio/Parceiro Online:
Caso seja vinculado a uma empresa conveniada, o valor será reajustado após a análise do comprovante de convênio. Para solicitar o desconto, siga os passos abaixo:
1. Acesse o link clicando no botão abaixo.
2. Faça seu login:
O usuário é o CPF do aluno.
Caso não lembre a senha cadastrada, clique em “Esqueci minha senha”. Um e-mail para redefinição será enviado ao endereço cadastrado na matrícula.
3.Abra a solicitação:
Escolha a opção “Concessão de Bolsa Convênio/Parceiro Online”.
Anexe os documentos comprobatórios para a solicitação da bolsa convênio.
Outros serviços:
Se você já realizou a sua matrícula, você pode solicitar os serviços abaixo, acessando diretamente o sistema acadêmico.
•Alteração de dados cadastrais (incluindo nome social)
• Transferência Interna (mudança de curso, turno, etc)
• Emissão e Consulta de Declarações
• Alteração de responsável financeiro
• Outros
Para acessar a lista completa de serviços, acesse o sistema acadêmico, clicando no botão abaixo, com seu login (CPF) e senha (definida na inscrição).
Concessão ProUni:
Se você possui uma bolsa ProUni e deseja realizar o seu cadastro, clique no botão abaixo, preencha suas informações e anexe o documento de concessão da bolsa.
• Caso tenha aderido ao ProUni recentemente, anexar o termo de concessão de bolsa.
• Caso tenha vindo de transferência externa, anexar o termo de transferência.
• Caso esteja voltando de suspensão, anexar o termo de concessão.
A Unijorge oferece a você a oportunidade de transformar o seu futuro com o Vestibular Vale100! Estude com qualidade, professores de excelência e a melhor infraestrutura, tudo isso com bolsas de até 100% de desconto em qualquer modalidade durante todo o curso.
A inscrição é gratuita e a prova será realizada on-line.
3. Confirme a leitura e dê o aceite no contrato, que contém os detalhes e condições do curso, antes de finalizar a compra;
4.Selecione entre Pix, cartão de crédito ou boleto para realizar o pagamento da primeira mensalidade.
Pronto! Você já está matriculado(a).
Documentação necessária para ingresso:
• Diploma ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio — se concluído fora do Brasil, apresentar Declaração de Equivalência emitida pelo Conselho Estadual de Educação (cópia autenticada);
• Histórico Escolar do Ensino Médio (cópia autenticada);
• Documento de Identidade (cópia);
• CPF (cópia);
•Comprovante ou declaração de residência.
Caso não possua todos os documentos listados, eles poderão ser entregues posteriormente ao processo de matrícula, que consiste no aceite do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais (CPSE) e pagamento da matrícula. Mas atenção: é necessário respeitar o prazo de entrega dos documentos e as regras estabelecidas no CPSE.
Entrega de documentação de matrícula:
Se você ainda não concluiu a entrega da sua documentação, você pode efetuá-la agora mesmo. É rápido e sem burocracia. Basta acessar o Portal do Aluno pelo botão abaixo, clicar em cadastro e, em seguida, em documentos. Lá você poderá enviar e consultar o status de aceitação dos documentos.
Caso seja de empresa conveniada o valor será reajustado após análise do comprovante de convênio.
O envio da documentação é muito importante, mas fique tranquilo, pois você terá até o final do período letivo para concluir a entrega.
Concessão de Bolsa Convênio/Parceiro Online:
Caso seja vinculado a uma empresa conveniada, o valor será reajustado após a análise do comprovante de convênio. Para solicitar o desconto, siga os passos abaixo:
1. Acesse o link clicando no botão abaixo.
2. Faça seu login:
O usuário é o CPF do aluno.
Caso não lembre a senha cadastrada, clique em “Esqueci minha senha”. Um e-mail para redefinição será enviado ao endereço cadastrado na matrícula.
3.Abra a solicitação:
Escolha a opção “Concessão de Bolsa Convênio/Parceiro Online”.
Anexe os documentos comprobatórios para a solicitação da bolsa convênio.
Outros serviços:
Se você já realizou a sua matrícula, você pode solicitar os serviços abaixo, acessando diretamente o sistema acadêmico.
•Alteração de dados cadastrais (incluindo nome social)
• Transferência Interna (mudança de curso, turno, etc)
• Emissão e Consulta de Declarações
• Alteração de responsável financeiro
• Outros
Para acessar a lista completa de serviços, acesse o sistema acadêmico, clicando no botão abaixo, com seu login (CPF) e senha (definida na inscrição).
Concessão ProUni:
Se você possui uma bolsa ProUni e deseja realizar o seu cadastro, clique no botão abaixo, preencha suas informações e anexe o documento de concessão da bolsa.
• Caso tenha aderido ao ProUni recentemente, anexar o termo de concessão de bolsa.
• Caso tenha vindo de transferência externa, anexar o termo de transferência.
• Caso esteja voltando de suspensão, anexar o termo de concessão.
Critério para concessão da bolsa de estudos ao longo do curso.
A manutenção da bolsa de estudos recebida ao ingressar na UJ está relacionada ao seu desempenho acadêmico. O objetivo é incentivá-lo(a) a realizar o seu sonho de obter um diploma de nível superior e ocupar um melhor espaço no mercado de trabalho.
Você estuda em outra instituição de ensino e quer ir mais longe? Amplie suas experiências acadêmicas e profissionais na UJ! Venha fazer parte de uma comunidade acadêmica empreendedora e com excelência nas mais diversas áreas de atuação. Tenha mais experiências na UJ!
Como se inscrever:
Não é necessário fazer um novo vestibular;
Leia o edital, e regulamento;
Inscreva-se no formulário ao lado;
Realize a sua matrícula (clique aqui) dando aceite eletrônico no contrato de prestação de serviço educacional e efetuando o pagamento da taxa correspondente a 1ª parcela da semestralidade.
Confira o passo a passo abaixo para enviar a documentação (digitalizada, no formato PDF):
Programa de disciplinas: insira o arquivo dos planos de curso/ementas das disciplinas;
Histórico Escolar: insira o arquivo do histórico escolar de ensino superior da instituição de origem.
4. Anote o número de protocolo do atendimento solicitado para acompanhamentos futuros.
5.Acompanhe o andamento do seu chamado na opção “Acompanhar Solicitações”.
ATENÇÃO:Todos os documentos (plano de cursos/ementas e histórico) devem conter carimbo e assinatura da instituição de origem ou autenticação eletrônica.
Após concluir sua matrícula, para solicitar qualquer outro serviço, Clique Aqui!
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato pelo (71) 3206-8000.
3. Confirme a leitura e dê o aceite no contrato, que contém os detalhes e condições do curso, antes de finalizar a compra;
4.Selecione entre Pix, cartão de crédito ou boleto para realizar o pagamento da primeira mensalidade.
Pronto! Você já está matriculado(a).
Documentação necessária para ingresso:
• Diploma ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio — se concluído fora do Brasil, apresentar Declaração de Equivalência emitida pelo Conselho Estadual de Educação (cópia autenticada);
• Histórico Escolar do Ensino Médio (cópia autenticada);
• Documento de Identidade (cópia);
• CPF (cópia);
•Comprovante ou declaração de residência.
Caso não possua todos os documentos listados, eles poderão ser entregues posteriormente ao processo de matrícula, que consiste no aceite do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais (CPSE) e pagamento da matrícula. Mas atenção: é necessário respeitar o prazo de entrega dos documentos e as regras estabelecidas no CPSE.
Entrega de documentação de matrícula:
Se você ainda não concluiu a entrega da sua documentação, você pode efetuá-la agora mesmo. É rápido e sem burocracia. Basta acessar o Portal do Aluno pelo botão abaixo, clicar em cadastro e, em seguida, em documentos. Lá você poderá enviar e consultar o status de aceitação dos documentos.
Caso seja de empresa conveniada o valor será reajustado após análise do comprovante de convênio.
O envio da documentação é muito importante, mas fique tranquilo, pois você terá até o final do período letivo para concluir a entrega.
Concessão de Bolsa Convênio/Parceiro Online:
Caso seja vinculado a uma empresa conveniada, o valor será reajustado após a análise do comprovante de convênio. Para solicitar o desconto, siga os passos abaixo:
1. Acesse o link clicando no botão abaixo.
2. Faça seu login:
O usuário é o CPF do aluno.
Caso não lembre a senha cadastrada, clique em “Esqueci minha senha”. Um e-mail para redefinição será enviado ao endereço cadastrado na matrícula.
3. Abra a solicitação:
Selecione a opção “UVA/UJ Concessão de Bolsa Convênio/Parceiro Online”.
Anexe os documentos comprobatórios para a solicitação da bolsa convênio.
Dispensa de disciplinas já cursadas:
Se você está solicitando transferência de outra universidade ou já possui um diploma de graduação superior, você pode solicitar a dispensa das disciplinas já cursadas por você em outra instituição ou curso.
Você precisará realizar o upload de toda a documentação solicitada ao clicar no botão abaixo.
A solicitação de dispensa será analisada e o resultado será enviado você poder acompanhar através do portal do aluno.
Outros serviços:
Se você já realizou a sua matrícula, você pode solicitar os serviços abaixo, acessando diretamente o sistema acadêmico.
• Alteração de dados cadastrais (incluindo nome social) • Transferência Interna (mudança de curso, turno etc) • Emissão e Consulta de Declarações • Alteração de Responsável financeiro • Outros
Para acessar a lista completa de serviços, acesse o sistema acadêmico, clicando no botão abaixo, com seu login (CPF) e senha (definida na inscrição).
Já fez uma graduação? Dê mais um grande passo na carreira.
Você que já tem uma graduação, mas quer ir mais longe, amplie suas experiências acadêmicas e profissionais na UJ! Venha fazer parte de uma comunidade acadêmica empreendedora e com excelência nas mais diversas áreas de atuação.
Não é necessário fazer um novo vestibular.
Leia o edital, e o regulamento.
Veja como se inscrever:
Diplomados:
Inscreva-se no formulário Ao lado;
Realize a sua matrícula (clique aqui) dando aceite eletrônico no contrato de prestação de serviço educacional e efetuando o pagamento da taxa correspondente a 1ª parcela da semestralidade.
Confira o passo a passo abaixo para enviar a documentação (digitalizada, no formato PDF):
Programa de disciplinas: insira o arquivo dos planos de curso/ementas das disciplinas;
Histórico Escolar: insira o arquivo do histórico escolar de ensino superior da instituição de origem.
4. Anote o número de protocolo do atendimento solicitado para acompanhamentos futuros.
5. Acompanhe o andamento do seu chamado na opção “Acompanhar Solicitações“.
ATENÇÃO:Todos os documentos (plano de cursos/ementas e histórico) devem conter carimbo e assinatura da instituição de origem ou autenticação eletrônica.
Segunda Licenciatura:
Se você é diplomado em qualquer curso de licenciatura reconhecida pelo MEC, você pode ter uma segunda licenciatura dentro de 12 meses! Clique aqui e faça sua inscrição.
Após concluir sua matrícula, para solicitar qualquer outro serviço, clique no botão Serviços UJ.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato pelo (71) 3206-8000.
Para concluir sua matrícula, é simples:
1.Acesse a sua inscrição;
2. Insira seu CPF e data de nascimento;
3. Confirme a leitura e dê o aceite no contrato, que contém os detalhes e condições do curso, antes de finalizar a compra;
4.Selecione entre Pix, cartão de crédito ou boleto para realizar o pagamento da primeira mensalidade.
Pronto! Você já está matriculado(a).
Documentação necessária para ingresso:
• Diploma ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio — se concluído fora do Brasil, apresentar Declaração de Equivalência emitida pelo Conselho Estadual de Educação (cópia autenticada);
• Histórico Escolar do Ensino Médio (cópia autenticada);
• Documento de Identidade (cópia);
• CPF (cópia);
•Comprovante ou declaração de residência.
Caso não possua todos os documentos listados, eles poderão ser entregues posteriormente ao processo de matrícula, que consiste no aceite do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais (CPSE) e pagamento da matrícula. Mas atenção: é necessário respeitar o prazo de entrega dos documentos e as regras estabelecidas no CPSE.
Entrega de documentação de matrícula:
Se você ainda não concluiu a entrega da sua documentação, você pode efetuá-la agora mesmo. É rápido e sem burocracia. Basta acessar o Portal do Aluno pelo botão abaixo, clicar em cadastro e, em seguida, em documentos. Lá você poderá enviar e consultar o status de aceitação dos documentos.
Caso seja de empresa conveniada o valor será reajustado após análise do comprovante de convênio.
O envio da documentação é muito importante, mas fique tranquilo, pois você terá até o final do período letivo para concluir a entrega.
Concessão de Bolsa Convênio/Parceiro Online:
Caso seja vinculado a uma empresa conveniada, o valor será reajustado após a análise do comprovante de convênio. Para solicitar o desconto, siga os passos abaixo:
1. Acesse o link clicando no botão abaixo.
2. Faça seu login:
O usuário é o CPF do aluno.
Caso não lembre a senha cadastrada, clique em “Esqueci minha senha”. Um e-mail para redefinição será enviado ao endereço cadastrado na matrícula.
3. Abra a solicitação:
Selecione a opção “UVA/UJ Concessão de Bolsa Convênio/Parceiro Online”.
Anexe os documentos comprobatórios para a solicitação da bolsa convênio.
Dispensa de disciplinas já cursadas:
Se você está solicitando transferência de outra universidade ou já possui um diploma de graduação superior, você pode solicitar a dispensa das disciplinas já cursadas por você em outra instituição ou curso.
Você precisará realizar o upload de toda a documentação solicitada ao clicar no botão abaixo.
A solicitação de dispensa será analisada e o resultado será enviado você poder acompanhar através do portal do aluno.
Outros serviços:
Se você já realizou a sua matrícula, você pode solicitar os serviços abaixo, acessando diretamente o sistema acadêmico.
• Alteração de dados cadastrais (incluindo nome social) • Transferência Interna (mudança de curso, turno etc) • Emissão e Consulta de Declarações • Alteração de Responsável financeiro • Outros
Para acessar a lista completa de serviços, acesse o sistema acadêmico, clicando no botão abaixo, com seu login (CPF) e senha (definida na inscrição).
Já foi aprovado e não aproveitou? Aí vai uma segunda chance.
Você foi aprovado em um dos vestibulares anteriores da Unijorge há, no máximo, 1 ano, e não realizou sua matrícula? Faça sua inscrição e tenha novas experiências com a UJ.
Veja como se inscrever:
Leia com atenção o regulamento;
Preencha o formulário abaixo, selecione a opção ”Contrato”, faça a leitura do documento e realize o aceite eletrônico ao final do arquivo (clique em “Concordo”, ou seja: ‘’Li o contrato, estou ciente dos termos e aceito”, e, em seguida, selecionar ‘’Enviar’’);
Imprima o boleto e efetue o pagamento. Após realização desta etapa sua matrícula será concluída.
Concluiu sua inscrição? Clique aquie faça sua matrícula!
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato pelo (71) 3206-8000.
Entrega de documentação de matrícula:
Se você ainda não concluiu a entrega da sua documentação, você pode efetuá-la agora mesmo. É rápido e sem burocracia. Basta acessar o Portal do Aluno pelo botão abaixo, clicar em cadastro e, em seguida, em documentos. Lá você poderá enviar e consultar o status de aceitação dos documentos.
Caso seja de empresa conveniada o valor será reajustado após análise do comprovante de convênio.
O envio da documentação é muito importante, mas fique tranquilo, pois você terá até o final do período letivo para concluir a entrega.
Concessão de Bolsa Convênio/Parceiro Online:
Caso seja vinculado a uma empresa conveniada, o valor será reajustado após a análise do comprovante de convênio. Para solicitar o desconto, siga os passos abaixo:
1. Acesse o link clicando no botão abaixo.
2. Faça seu login:
O usuário é o CPF do aluno.
Caso não lembre a senha cadastrada, clique em “Esqueci minha senha”. Um e-mail para redefinição será enviado ao endereço cadastrado na matrícula.
3.Abra a solicitação:
Escolha a opção “Concessão de Bolsa Convênio/Parceiro Online”.
Anexe os documentos comprobatórios para a solicitação da bolsa convênio.
Outros serviços:
Se você já realizou a sua matrícula, você pode solicitar os serviços abaixo, acessando diretamente o sistema acadêmico.
•Alteração de dados cadastrais (incluindo nome social)
• Transferência Interna (mudança de curso, turno, etc)
• Emissão e Consulta de Declarações
• Alteração de responsável financeiro
• Outros
Para acessar a lista completa de serviços, acesse o sistema acadêmico, clicando no botão abaixo, com seu login (CPF) e senha (definida na inscrição).
Concessão ProUni:
Se você possui uma bolsa ProUni e deseja realizar o seu cadastro, clique no botão abaixo, preencha suas informações e anexe o documento de concessão da bolsa.
• Caso tenha aderido ao ProUni recentemente, anexar o termo de concessão de bolsa.
• Caso tenha vindo de transferência externa, anexar o termo de transferência.
• Caso esteja voltando de suspensão, anexar o termo de concessão.
No Reingresso você pode retomar os seus estudos e aproveitar as disciplinas já cursadas com aprovação.
Aproveite essa oportunidade e volte a estudar com qualidade em 2025.2. Fique mais próximo de conquistar o seu tão sonhado diploma. Faça seu reingresso e conclua o seu curso!
Fique atento, pois o processo mudou e ficou ainda mais fácil solicitar o seu reingresso. Confira abaixo o passo a passo:
Você que é diplomado em qualquer curso de licenciatura reconhecida pelo MEC e deseja aumentar seu campo de atuação no ensino, a Segunda Licenciatura foi feita para você.
Veja como se inscrever:
1. Inscreva-se no formulário ao lado;
2.Envie a envie seu Diploma ou Certificado de conclusão do Ensino Superior em licenciatura.
3. Em até 48h úteis o envio da sua documentação será apurado e você poderá dar andamento a sua matrícula.
Realize a sua matrícula (clique aqui) dando aceite eletrônico no contrato de prestação de serviço educacional e efetuando o pagamento da taxa correspondente a 1ª parcela da semestralidade.
Confira o passo a passo abaixo para enviar a documentação (digitalizada, no formato PDF):
1. Entre na página de serviço para iniciar o processo de envio da documentação (Clique aqui);
2. Preencha os dados solicitados, como o nome completo, e-mail e número de inscrição;
3. Anexe o Diploma /Certificado de Conclusão de Curso em Licenciatura.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato pelo (71) 3206-8000.
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
Faça sua matrícula on-line rapidamente. Apresente cópia do boletim do ENEM, que é enviado pelos Correios, ou imprima no site do ENEM.
Diploma / Certificado de conclusão do Ensino Médio. Se concluído fora do Brasil, declaração de Equivalência fornecida pelo Conselho Estadual de Educação (original e cópia);
Histórico Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
Transferência
Faça sua inscrição on-line, rapidamente. Apresente os seguintes documentos na Central de Admissão do campus do curso desejado:
Histórico escolar da Instituição de Ensino Superior (original e cópia);
Critério de avaliação caso não conste no histórico escolar (original e cópia);
Programas das disciplinas cursadas constando os créditos e carga horária (autenticados pela Instituição de Ensino Superior de origem), caso deseje dispensa de disciplina (original);
Declaração constando situação de matrícula (regularidade), forma de ingresso com nota e carga horária das disciplinas, se não constar no Histórico Escolar (original e cópia);
Declaração de IES de origem, atestando a regularidade para com o ENADE, se não constar no Histórico Escolar (original e cópia);
Histórico Escolar do Ensino Médio (original e cópia);
Página do Diário Oficial, com a publicação do nome (para os concluintes do Ensino Médio a partir de 1985), para Escolas do RJ e Bahia (cópia autenticada e cópia comum);
Diploma/Certificado de conclusão do Ensino Médio (original e cópia);
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
Portador de Diploma
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota do semestre letivo, apresente os seguintes documentos:
Diploma de curso superior registrado (original e cópia);
Histórico escolar da Instituição de Ensino Superior, caso deseje dispensa de disciplinas (original e cópia);
Programas das disciplinas cursadas constando os créditos e carga horária; (autenticados pela Instituição de Ensino Superior de origem), caso deseje dispensa de disciplina; (original)
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas).
Observação: Quando o candidato for aluno da Universidade Veiga de Almeida, deverá apresentar apenas o item a). Caso não tenha diploma expedido, poderá ser aceito com o Certificado de Conclusão de Curso, o qual pode ser atestado pela própria Secretaria.
Pós-Graduação
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota do semestre letivo, apresente os seguintes documentos:
Diploma de curso superior registrado (original e cópia);
Histórico escolar da Instituição de Ensino Superior;
Documento de Identidade (original e cópia);
CPF (original e cópia);
Certidão de Nascimento ou Casamento (original e cópia);
Uma foto 3x4;
Comprovante de Residência (original e cópia);
Contrato assinado (assinatura e rubrica em todas as páginas);
Título de eleitor (original e cópia);
Documento Militar (para homens)
Extensão
Faça sua inscrição no formulário no site. Após o pagamento da primeira cota, apresente os seguintes documentos na Central de Admissão:
Comprovante de pagamento da primeira cota;
Declaração de escolaridade (original e cópia);
Certidão de nascimento ou casamento (original e cópia);
RG e CPF (original e cópia);
Comprovante de residência (original e cópia);
Duas fotos 3x4.